Clone Brush

 

 A ferramenta clone Brush tem como principal finalidade copiar a figura ou partes dela em outra localidade. Pode-se  clonar (copiar) a imagem entre locais na própria imagem, entre layers ou mesmo entre imagens. Sendo que a imagem a ser copiada (clonada) é denominada Origem e a imagem  onde será inserido o clone é denominada Destino.

1- Shape: Forma do pincel.

2- Size: Tamanho da ponta do pincel

3- Hardness: Valor referente a suavidade da borda do  pincel. Quanto menor o valor mais acentuado será o contorno da ponta do pincel.

4- Opacity: Opacidade da pintura. Quanto maior for o valor maior será a nitidez da pintura copiada.

5- Step: Valor referente ao intervalo de pinceladas.

6- Density: Valor referente a densidade do pincel, ou seja, quanto maior o número maior a densidade (preenchimento)da pincelada.

 

 

Aplicando o Clone Brush

 

1° Abra duas figuras. Se quiser pode salvar estas aqui.

 

Origem

Destino

Clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e depois clique em Salvar Figura como ...

Escolha a pasta que você costuma salvar sua imagens.

 

 

2° Abra as duas imagens no PSP e deixe uma do lado a da outra.

 

3° Na imagem Destino adicione nova layer, indo em  Layers/New Raster Layer

 

4° Selecione a ferramenta Clone Brush e configure deste modo a tool options:

 

5° Com o mouse em cima da sua imagem Origem (imagem que será clonada/copiada) clique com o botão direito. Procure fazer este clique na parte central e mais alta da imagem... assim ficará mais fácil se localizar na imagem Destino.

 

 

6° Agora coloque o mouse em cima da imagem Destino e com o botão esquerdo comece a clonar a imagem ...

Tenha como orientação o cursor da imagem Origem para se orientar. Clone somente a parte da imagem onde estão nítidos os rostos dos artistas.  Caso utilize outras imagens, clone somente a parte que interessar.  Caso não tenha gostado do resultado, basta clicar no ícone desfazer ou mesmo pressionar Ctrl+Z. Refaça até chegar a um resultado do seu gosto ou até mesmo dominar a  ferramenta.

Repare que na imagem Origem ficará um cursor em forma de X e na imagem Destino ficará um cursor em forma redonda .. uma vez que o shape escolhido no item 3 é o Round (redondo).

 

7° Depois de terminado a clonagem da imagem, veja como ficou o meu exemplo:

 

8°  Agora você pode diminuir a opacidade da layer onde está parte da imagem clonada.  Eu diminuí em torno de 50% .. porém este valor fica a seu critério.

 

9° Veja o resultado final:

O importante deste passo a passo é que você domine esta ferramenta e possa utilizá-la em seu total aproveitamento, uma vez que ela é muito útil e de grande valia para a maioria dos profissionais da área de Designer.

:o))

 

Este tutorial é parte integrante do conjunto PSPasso_a_passo

 e foi elaborado por Cris Loureiro Março/2003