Fotografias no PSP

Geral: Todos nós temos fotos que desejaríamos enviar por e-mails ou expor na internet, o PSP tem muitas ferramentas para nos auxiliar nesse trabalho. Entretanto, recomendaríamos a visita a um curso básico de fotografias para que pudéssemos entender um pouco a função da luz bem como o enquadramento do assunto (motivo) e composição dos elementos da foto. Quase todas as fotos, principalmente as antigas, feitas por fotógrafos amadores (nossos pais e avós) são mal enquadradas, perdendo-se muitas vezes o personagem central. Graças ao uso do computador, hoje em dia podemos transformar uma foto banal em uma foto de arte, ou quase. Alterando-se o enquadramento, eliminando-se os "ruídos de fundo", tirando de cena personagens inconvenientes ou colocando novos personagens ou objetos, adicionando efeitos de luz e sombra e outros "truques" suas fotos ganharão novo impacto visual. Se estiverem interessados em aprender um pouco sobre a arte fotográfica, visitem: http://wwwbr.kodak.com/BR/pt/fotografia/curso/index.shtml ou http://www.campusvirtual.br/fotoon/con_menu.htm.

Restauração:

Fotos em branco e preto

1 - Scaneie sua foto em branco e preto usando essa configuração (branco e preto) do seu scanner. Recomendo, principalmente se formos imprimir a foto, que se scaneie em 300 dpi. No processo de scaneamento de uma foto antiga presa em um álbum, é comum que aconteça como no exemplo abaixo, isto é, a foto sair torta. Para acertá-la, aumente o canvas e rotacione-a com a ferramenta deformation. Não se esqueça de promover a layer background a layer comum, clicando com o botão direito do mouse sobre ela na paleta de layers e escolhendo Promote to layer.

2 - Como podem notar, a pequenina está quase caindo da foto, coitadinha. Vamos, então, acertar o enquadramento, centrando na medida do possível a criança, já que ela é o assunto da foto e não a colcha da cama. Para isso, utilizaremos a ferramenta crop. Vejam a foto final.

3- É comum encontrarmos manchas e riscos nas fotos mal conservadas.

Para sanear esse problema, usamos a ferramenta clone brush, ou seja, substituiremos esses pedacinhos estragados por imagens da própria foto. Com o Clone Brush clicado, chegue o mais perto que puder da manchinha, escolha um pedaço do mesmo padrão e com a mesma luminosidade, clique sobre esse espaço com o botão direito do mouse, mantendo a tecla Shift abaixada. Leve o cursor do mouse até o defeito e clic sobre ele. Para facilitar esse trabalho, acerte o tamanho do pincel e as propriedades dele (hardness, opacity e density) na paleta Tool Options. O ideal é que essa intervenção não altere a imagem, apenas limpe-a.

4 - Rasgados e amassados maiores poderão ser saneados através dessa mesma técnica ou copiando-se pedaços inteiros da fotografia sobre eles ou introduzindo novos elementos à imagem. Apenas com o desenvolvimento de cada um na técnica de restauração dirá qual a melhor maneira de restaurar esses defeitos maiores. Infelizmente, o assunto é muito vasto para este tutorial de inicialização à matéria.

5 - A foto, devido aos processos químicos empregados  há 36 anos atrás (época da foto em questão), não manteve sua qualidade e está sem resolução, isto é, falta-lhe contraste e nitidez. Escolho sempre começar pela ferramenta Effects/Enhance Photo/JPG Artifact Removal. Escolha o parâmetro que melhor se encaixe em sua imagem. Essa ferramenta ajudará a fazer desaparecer pequenas manchas (dusts ou poeira) que ainda permaneceram, elimina "grãos" ou ruídos (noises) bem como pequenas "ondinhas" comuns em imagens salvas em jpg.

6 - Para acertar a luminosidade da foto, primeiramente, escolha Colors/ Adjust/ Curves.

Movimentando a linha pontilhada para cima ou para baixo a foto ficará mais clara ou escura. Clareie-a ou escureça-a até o quanto a qualidade da foto permitir sem que perca a nitidez pois existem outras ferramentas que podemos usar para o mesmo fim.

7 - Leve o cursor do mouse outra vez a Color/Adjust e escolha Brightness/ Contrast. Acerte os parâmetros da melhor maneira para sua foto, sempre conservando à vista o assunto principal da foto e os efeitos dessa ferramenta até que a foto esteja mais de acordo com sua perspectiva, não permitindo que a luz "estoure" como no exemplo abaixo:

8 - Para o mesmo fim, você pode também tentar ferramenta Effects /Enhance/ Automatic Contrast Enhancement. Em Colors/Adjust/Gamma Correction você também poderá encontrar um pouco mais de luz para sua foto. A melhor ferramenta dependerá das condições da imagem, sendo válidas todas elas.

9 - A foto ainda continua com pouca nitidez. Sua primeira escolha será Effects /Sharpen/Sharpen. Se a foto ainda não está nítida, escolha Effects /Sharpen/ Unsharp mask. Modifique os valores sempre visualizando o assunto principal. Lembre-se que, às vezes é preferível que as fotos tenham um pequeno desfoque. Não forcem a ferramenta acima do limite pois aparecerão defeitos mais graves que um ligeiro desfoque.

10 - Se ainda não estiver contente com sua foto, existem outras ferramentas que podem nos ajudar nas restaurações bastando que em Colors/Increase Color Depth alteremos as cores da imagem para 16 milhões de cores. Alterando esse parâmetro de cor, habilitaremos, por exemplo, a ferramenta Colors/Adjust/ Hue/ Saturation/Lightness que nos fornece novas opções de ajuste. Ou poderemos, também, colorizar a foto transformando-a em sépia - veja em Effects/Artistic Effects. Se acharmos interessante, poderemos iluminar o assunto usando os efeitos de iluminação. Também é válido retornar a algumas das ferramentas anteriormente utilizadas. Note que, neste tutorial, não usamos nenhum dos inúmeros plugins aos quais nos acostumamos, mas quem os tiver obterá excelentes resultados após algum tempo de prática. Enfim, apenas nossa imaginação é o limite.


Foto final

11- Se for imprimir a foto, salve-a como *.tiff. Se for remetê-la por e-mail ou anexá-la a uma página em html, salve-a como jpg. Se pretende continuar a editá-la, salve-a como *.psp ou *.psd.

Observações:

Enquadramento: A primeira coisa que devemos treinar é olhar atentamente a cena fotografada e decidir o que deve e o que não deve ficar visível. Qual é o motivo da foto, como ele está colocado na fotografia? Se o enquadramento não estiver correto, podemos cortar um pedaço da foto e "centralizar" o assunto principal. Centralizar, nesse caso, significa destacar. Evitar sempre cortarmos cabeças e pés, é preferível eliminar totalmente a pessoa. Se o objeto da foto estiver olhando para a direita, evitar que o corte seja nesse lado, deixe sempre uma margem antes do corte ou use o Image/ Mirror. Se o carro estiver voltado para a esquerda, não corte a imagem imediatamente à sua frente para não dar a impressão que ele está saíndo da imagem.

Composição: é a disposição dos vários elementos de forma a realçar o motivo principal da foto. Por exemplo: numa festa, batemos uma foto de nosso tio predileto, mas, como a casa estava cheia, atrás dele tem crianças correndo, outros homens e mulheres. Se não temos a possibilidade de inserir uma planta por trás ou ao lado dele, podemos sempre selecionar o fundo e desfocá-lo. Os olhos humanos irão imediatamente para a área focada e se dispersarão sobre o blur do fundo, vendo apenas nosso tio predileto.

 

 

Este roteiro é parte integrante do conjunto PSPasso_a_passo

e foi elaborado por Itajaci Caldeira   em Abril/2003

 

Home Índice passo_a_passo Fotos 2