Papel simples com borda lateral à esquerda

Abra o PSP e vá em File/Open e abra a imagem que vai utilizar.  Ou vá em File/Browse e escolha a pasta em que estão armazenadas suas imagens. Clique na imagem desejada e abra.

No início é bom que você escolha imagens com a extensão .jpg, porque as .gifs animadas perderão o movimento no PSP e precisam ser transformadas para usar.  Ao abrir uma .gif vc verá uma mudança, uma redução de cores na paleta de cores.  Vá então em Colors/Increase color depth/16 Million colors, que habilitará todas as cores para o seu trabalho.

Procure "conhecer" a imagem, verificando seu tamanho. Você  pode ver isso na barra de status, a barra inferior da sua tela, à direita. Pode também ir em Image/Image Information ou ainda clicar neste ícone   na sua barra de ferramentas.

O que nos interessa agora é o tamanho em pixels, a medida padrão preferencial dos programas de imagem.

Saiba que a medida-padrão de largura total do seu papel de cartas é 1024pxs.

Para o uso em mensagens não convém que a figura lateral à esquerda exceda 200pxs para que haja espaço suficiente para o texto.

Um bom tamanho para a altura é 300pxs, embora isso possa ser reavaliado de acordo com a imagem que se vai usar.

Caso a sua figura seja maior que isso, basta redimensioná-la, indo em Image/Resize e definir as porcentagens.

Sua caixa para Resize poderá reduzir ou ampliar a imagem  proporcional e automaticamente a um comando seu, desde que esteja marcada a opção Maintain aspect ratio.  Se desejar alterar as proporções, deixe desmarcada essa opção e digite as dimensões desejadas.

Logo abaixo nesta mesma caixa você tem a alternativa Resize all layers, que deverá ser marcada caso esteja trabalhando com layers e queira alterar o tamanho de todas.  Se ainda não sabe o que são layers, não se preocupe, saberá na ocasião certa.  

:-)

Adaptado o tamanho da imagem às nossas necessidades, isto é, tendo  aproximado o seu tamanho a uma largura ( width) de 200px, vamos usar  o conta-gotas ( dropper) para escolher uma cor da sua imagem e com ela configurar o background.

Para isto, olhe a figura da paleta: o retângulo superior é a cor do foreground e o inferior determina o background.

Clique duas vezes no  retângulo inferior  e em seguida clique com o conta-gotas na cor desejada da imagem e lá estará ela na sua paleta de cores.

Vá agora em Image/Add Borders e desmarque a opção Symmetric.  Configure a caixinha com valor 0 nas três primeiras opções e com 850 na última ( border right ).  Dê OK.

Assine agora o papel, clicando na ferramenta texto ( aquele A grande) e em seguida  em qualquer ponto do seu papel.

Abrirá a caixa de texto em que você deverá deixar em 0 as configurações de Kerning e Leading.  Marque as opções Floating e Antialias.

Marque a opção Standard text e escolha a cor desejada clicando no pequeno retângulo.

Defina a fonte e tamanho, digite sua assinatura e dê ok.

A assinatura vai aparecer sobre o papel,  selecionada. Use a ferramenta Mover e posicione no local desejado.  Caso queira inclinar o texto, com ele ainda selecionado,  vá em Image/Rotate e configure ao seu agrado, deixando desmarcada a opção All Layers.  Conte  sempre com a possibilidade de usar Undo quando não agradar.  Futuramente você vai dominar a aplicação de efeitos e poderá até aplicar alguma sombra ou outro efeito desejado na assinatura. 

Bem fácil, não?

:-)

Veja um exemplo aqui.

 

Este tutorial é parte integrante do conjunto PSPasso_a_passo e foi redigido por Romy Bastos em Março/2003