Atendendo a pedidos e respondendo a um anseio pessoal de dividir esta atividade tão prazerosa, criei coragem para finalmente fazer nosso cursinho para iniciantes na edição de imagens. Tenho nesta tarefa a parceria da amiga Cris Loureiro, com quem estudo desde os primeiros passos caminhados no programa Paint Shop Pro, e que assina comigo este pacote de instruções.  Adicionalmente contamos com a colaboração especial de Itajaci Caldeira para os tutoriais de  edição de fotos.

Este conjunto de tutoriais não pretende ser um curso completo de PSP nem substituir os muitos e bons tutoriais que conhecemos da PSP_Amigos e de outros amigos. 

Estas são apenas instruções básicas sobre alguns temas que vão facilitar o uso do programa às pessoas  que estão apenas começando.

Para o aprimoramento ou aprofundamento  dos conhecimentos, serão oferecidos links variados, na nossa página de PSP_links

É  um trabalho de carinho e paciência em que procuraremos  a maior clareza e a maior simplicidade. 

Evitaremos usar imagens pesadas para agilizar a abertura e o salvamento das páginas.  

O material contido nestas páginas é protegido por registro, sendo autorizado seu uso apenas individualmente.  Pedimos a gentileza de não veicular este trabalho em  listas ou grupos de estudos, em outra forma que não seja o envio do link.  Assim, quem receber a dica terá acesso ao material completo e não a fragmentos dispersos, que podem comprometer o conjunto.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo email de Cris Loureiro ou de Romy Bastos.  

:-)

As mais recentes versões do programa Paint Shop Pro 

são a 7.04

 e a versão beta  8, ainda experimental

Portanto, nossos tutoriais deste passo_a_passo foram executados na versão 7.04 do programa.

 

Dicas básicas 

( o que você precisa entender sobre o programa)

Leia, salve e imprima, se achar necessário, estas dicas sobre ferramentas, configuração e atalhos.  Isto funcionará apenas para localizar você, caso tenha curiosidade.  Se achar maçante, toque em frente e vá fazendo contato com as ferramentas ao longo dos tutoriais.

Comece então a  caminhar conosco   passo a passo pelo psparaíso que sempre reserva novas surpresas .

:-)

Vamos trabalhar com um editor de imagens, que vem a ser um programa para manipular, modificar, alterar, compor e criar imagens.

O programa trabalha com imagens que já existem ou com imagens novas, tranparentes ou coloridas.

De qualquer forma, ao abrir uma imagem  ela assumirá a extensão inerente ao programa, que é .psp. Ao terminar um trabalho, você poderá salvar com as extensões .jpg ou .gif se quiser usar as imagens em emails ou em páginas. Há casos em que se salva uma "matriz" de trabalho na extensão .psp para reaproveitar os passos construídos, preservando as diversas camadas ( layers). O programa também usa outras extensões para aplicação de seus recursos: .masks, .jbrs, .tub, .pfr, .sel , que você conhecerá oportunamente.

Experimentar é fundamental. Em Editar você tem o recurso Undo, que desfaz o passo imediatamente anterior, também acessado por uma flechinha na barra de ferramentas. Portanto, experimente. É sempre possível desfazer.

É importante também saber onde vamos usar o que aprenderemos aqui. Basicamente serão papéis de carta, tiles  e figuras emolduradas para uso em emails e em páginas da Web. Mas há inúmeras possibilidades de desdobramento, como cartões, capas de CDs, blocos, banners, marcadores de livros, edição de fotos, etc.

Papéis de carta serão aplicados em emails como plano de fundo.

Tiles são lajotas sem emendas que também se prestam a plano de fundo.

O PSP vai constituir um mundo especial na sua máquina.  Prepare-se para isso, cuidando de organizar suas pastas e seus acessórios.

Sugiro que você crie em Meus Documentos uma nova pasta e dê a ela um nome que a identifique com o programa, tipo pspassuntos ou pspmundo, algo assim.  Novas subpastas serão criadas dentro dela conforme a necessidade, você verá.

Vamos lá então, pacientemente, aprender a usar este recurso maravilhoso que é o PSP, consultando o índice na próxima página.

 

 

 

 

Redação e formatação Cris Loureiro e Romy Bastos, direitos reservados.

Edição final  e publicação Romy Bastos