Plugins ou Plug-ins são programas ou arquivos executáveis, ou ainda arquivos comuns que executam tarefas específicas, expandindo as possibilidades da edição de imagens.

Para que o peso desses arquivos não sobrecarregue seu PSP você pode criar uma pasta fora do programa para armazenar seus plugins.

Com o passar do tempo eles irão se acumular, e você  pode criar mais de uma pasta para assim dividir o peso deles.

Depois de criada a pasta é preciso mostrar ao programa o caminho para chegar aos plugins.

Abra o PSP e vá em Files/Preferences/File location e na aba Plug-ins, clicando em Browse, faça o caminho até sua pasta de plugins, tendo o cuidado de marcar  as configurações, assim:

No meu caso você vê que tenho três pastas de plugins e indiquei o caminho para as três.  Mas quando quero trabalhar com o programa mais leve, desabilito as pastas que não vou usar.  Minha primeira pasta armazena os plugins que mais uso.

Os plugins mantêm compatibilidade com mais de um programa, mas nem todos os editores de imagem suportam bem um volume grande de plugins como o PSP suporta.  Minha experiência com outros programas me mostra isso.

Não se afobe em correr atrás de plugins.  Sugiro que  constitua seu acervo  lentamente, à medida que forem sendo indicados em tutoriais.

Há muitos endereços bons para baixar plugins, que você vai descobrir também a partir de links de tutoriais.  

Para melhor lidar com seus plugins nossa sugestão é que faça contato com um programa gerenciador de plugins, com informações e tutorial aqui.

Tenha a consciência de que usando bem os plugins terá possibilidades infinitas no uso do PSP.  Mas use-os conscientemente, domine-os.  Não deixe que as facilidades de usá-los afastem você do caminho de aprendizado do PSP.

Beijos

Romy

 

 

 

Este roteiro introdutório aos plugins é parte integrante do conjunto PSPasso_a_passo

 e foi elaborado por Romy Bastos em abril/2003

 

Home Índice Pspasso_a_passo Plugin Commander Folhas Soltas