ESTUDANDO O PSPX2 PARTE I

 
O que há de novo no PSP X2
 
  O objetivo deste trabalho é apresentar as principais novidades da versão X2 do PSP. Ele vem a ser resultado do empenho conjunto das Autoras e das Webmasters dos sites Toque de Arte e Caderninho, no sentido de que se possa dominar os novos recursos oferecidos de modo mais rápido e fácil. Tendo por base a ajuda do próprio programa e as experiências de nosso aprendizado, este tutorial está aberto às observações, ao aperfeiçoamento - à colaboração, enfim - de todos os amigos e internautas em geral.
 
        Supõe-se, aqui, que o interessado já tenha um conhecimento anterior do programa. O usuário experiente poderá até  preferir, antes de mais nada, ir direto ao Guia que abre a segunda parte deste tutorial, onde estão listados os recursos substituídos nesta versão e onde se explica como ter acesso aos comandos de versões anteriores. No entanto, se você é um usuário iniciante, recomendamos que consulte os links abaixo para um primeiro contato e, a seguir, talvez  seja interessante conhecer o Express Lab, ao final da Parte II deste tutorial.
 
 

 http://www.romybrb.com.br/1pspasso/passoap.htm

http://www.toquedearte.com/tutpsp7/pspabertura.htm

http://www.romybrb.com.br/cursopsp8/curso8indice.htm

http://www.toquedearte.com/tutpsp8/mataberturapsp8/paintshoppro8abertura.htm

http://www.toquedearte.com/cursopsp8/curso8indice.htm

http://www.romybrb.com.br/fs9estudos.htm

http://www.toquedearte.com/tutpsp9/mataberturapsp9/psp9abertura.htm

http://www.romybrb.com.br/van11/psp11.htm

http://www.toquedearte.com/tutpsp11/psp11abertura/psp11abertura.htm

 

çççççççççççç

 

CONHECENDO a interface

A primeira característica que se nota na versão X2 é a interface mais escura. O tom cinza-grafite, mais escuro,  foi escolhido para destacar melhor as cores. No entanto, se você não gostar da inovação, basta desmarcar, no menu View, o Graphite Workspace Theme (Tema Grafite do Espaço de Trabalho ),  e o programa passará a exibir a interface clássica, que já conhecemos. Mudando de idéia, é só marcar novamente a opção (que é défault).

 

 

Salvar Workspaces (Espaços de trabalho) customizados 

 

Se você resolver personalizar um espaço de trabalho, poderá salvá-lo, inclusive com imagens. Para isso, clique em File/Workspace/ Save - ou aperte Shift+Alt+S.  Na caixa de diálogo que surge, dê nome para o Workspace e clique Save.

 * Se no seu Workspace houver imagem ou imagens modificada(s) que você não salvou, será perguntado se quer salvar as mudanças; para salvar as mudanças e o Workspace, clique Yes - Sim; para salvar só o Workspace, clique No -Não. Para cancelar todo o salvamento, clique Cancel - Cancelar.
 
*Para carregar o  Workspace salvo, clique em File/Workspace/Load - ou  aperte Shift + Alt+ S. Na caixa que surge, você pode clicar  Yes-Sim para salvar o Workspace em que você está trabalhando, antes de abrir o outro - ou  No-Não, se não quiser salvar o Workspace em que está; a seguir, selecione o Workspace que quer abrir e clique em Load.
 
*Ao clicar em File/Workspace, você vê a lista de opções: Save -Salvar; Load - Carregar e Delete - Deletar.
e abaixo, a lista de  Workspaces disponíveis (o défault e os que tiver salvo). Para deletar um Workspace, clique na opção Delete; na caixa que surge, selecione o Workspace, e clique no botão Delete.

 

Comando Resize

 

A caixa de Resize foi modificada, aparecendo agora sem algumas das opções  menos usadas. Para que mostre comandos como Resize all Layers, Lock aspect ratio etc, você deve clicar em  Advanced settings (indicado pela setinha, na ilustração abaixo):

 

Salvamento de imagens

 

O salvamento normal de imagens continua como era, mas, agora, na caixa de salvamento, os formatos mais utilizados por você são mostrados logo no início, agrupados e separados por uma linha, formando uma "lista especial". Os formatos que forem mais usados vão sendo acrescentados nessa lista. A vantagem é que não se  perde tempo, rolando a lista para procurar o formato que se costuma usar. Observe a ilustração:

 

SALVAR IMAGENS PARA O OFFICE

 

Quando você usa fotos em documentos, apresentações, ou páginas Web,  muitas vezes elas são muito maiores do que  precisam ser.

Fotos e imagens muito grandes são "pesadas", são arquivos "lentos" e que podem ocasionar problemas na impressão ou ao serem compartilhados

 O novo comando Salvar para o Office permite redimensionar e selecionar um arquivo em formato adequado para a imagem ativa.

Para salvar imagens para programas do Office:


1. Clique em File/Save for Office, para abrir esta janela:

2. Selecione uma pasta de destino para salvar a imagem.
  Se você deseja criar uma nova pasta para a imagem, clique no botão Criar nova pasta.


3. Em Optimize, escolha  um dos seguintes procedimentos:
 
Desktop Printing - define a resolução da imagem em 200 dpi. Esta opção é ideal  quando você está trabalhando em uma página geral,  quer imagens de alta qualidade, mas não com um tamanho muito grande de arquivo.
 
Professional Printing - define a resolução da imagem em 300 dpi. Esta opção é ideal  quando você precisar da mais alta qualidade de imagem.
 
Screen or Email - define a resolução da imagem em 96 dpi. Esta opção é ideal para quando você quiser um arquivo de menor tamanho que pode ser compartilhado ou exibido rapidamente.


4. Na caixa Nome do arquivo, digite um nome para o arquivo.


5. Na caixa Salvar como tipo, escolha o formato em que quer salvar.

6. Clique em OK.

É possível também:

Definir o tamanho máximo da imagem -  Marque a caixa Advanced Settings e, em seguida, ajuste as definições Largura e Altura. Escolha uma unidade de medida na caixa à direita. Observe a ilustração:

Ajustar a qualidade da imagem  - Marque a caixa Advanced Settings e, em seguida, escolha uma resolução da qualidade da imagem na caixa Image Quality ( High, Medium ou Low). Observe a ilustração:

Usar as mais recentes definições da caixa de diálogo Salvar para Office  - Na caixa Optimize, escolha Last Used.


Usar as configurações padrão da caixa de diálogo Salvar para Office -  Na caixa Optimize, escolha Padrão.

 

Função Auto-preserve

 

 Foi criada com o objetivo de evitar que, por distração, se apague ou modifique um original. É possível  configurar essa função para que a imagem original seja salva automaticamente numa subpasta da pasta que está sendo usada no HD.

 

 Para definir preferências Auto - Preserve


1. Clique em File/Preferences/General Program Preferences
2. No painel esquerdo, escolha Auto - Preserve.
3. No painel direito deixe marcado Enable Auto - Preserve
4. Clique em OK.

Observe a ilustração:

Observe a tabela:

 

Ação

Procedimento

Criar  cópias das imagens originais Na caixa de diálogo que aparece quando você clicar em Salvar, escolha Yes. Faça isso sempre. O original da imagem é copiado para uma  subpasta, que é automaticamente criada dentro da pasta em que você está salvando a imagem.
Reabrir a imagem original Se a imagem ativa é editada, escolha File/Restore Original. Caso contrário, use a opção Abrir, ou pelo Organizer você pode navegar até o Corel Auto - Preserve subpasta que contém uma cópia da imagem original. Lembre-se que a subpasta reside na mesma pasta em que a imagem original foi salva pela primeira vez.

 

Não criar  cópias das imagens originais

 

Se você não quiser criar cópia da imagem original, na caixa de diálogo que aparece quando você clicar em Salvar, escolha  "Salvar minhas imagens sem preservar o original".

 


Novo recurso da ferramenta Crop

 

Com o novo recurso, você pode criar nova imagem, preservando a imagem original. Além disso, está incluída uma alça de rotação que permite girar ou endireitar as imagens, sem a necessidade de acessar as ferramentas.

Para criar uma nova imagem com a ferramenta Crop

1. Na barra de ferramentas, escolha a opção Crop.
  Por padrão, um retângulo aparece na imagem e a área fora do retângulo aparece sombreada.
2. Ajuste o tamanho da nova imagem, puxando o retângulo pelas arestas. Para posicionar o retângulo na área escolhida, coloque o cursor dentro e arraste.
  Você pode usar um tamanho pré-definido, escolhendo uma opção na barra flutuante.
3. Quando estiver pronto para cortar a imagem, clique no botão Crop as New Image, conforme indicado em vermelho na ilustração. Uma nova imagem é criada, mas a imagem principal permanece inalterada e continua ativa. Atrás da imagem ativa estará a nova imagem que foi cortada.

 

 

Layer Styles

 

Estilos de Layer - Este novo recurso, na caixa de diálogo Layer Properties (Propriedades de Layer), permite que se aplique direto uma série de efeitos (como Emboss, Drop Shadow etc...) a uma layer, sem ter que ativar a respectiva ferramenta.

Os efeitos disponíveis são:  Reflection, Outer Glow, Bevel, Emboss, Inner Glow e Drop Shadow. Esses efeitos só podem ser aplicados a Raster e Vector Layers. Ao se redimensionar uma layer com um ou mais estilos aplicados, os efeitos se redimensionam igualmente. Em alguns casos, para que o efeito seja visível, é preciso que haja áreas transparentes na layer.
 
Observe a imagem abaixo, com três Raster Layers:

Para exibir a caixa de diálogo, deve-se dar dois cliques na layer - no exemplo, isso foi feito na layer 3, escolhendo-se a seguir a aba Layer Styles:

Veja, acima, que há uma caixinha para cada efeito e mais a caixinha Layer  - marcando essa caixinha, podemos ver os dados da layer com os efeitos aplicados; se ela estiver desmarcada, não veremos esses dados, apenas o efeito que se aplicou. 

Observe, na ilustração abaixo, que, estando a caixinha  desmarcada, não fica visível a layer 3 (em que, no nosso exemplo, há apenas um retângulo colorido). Se houver um efeito aplicado nessa layer - por exemplo, Drop Shadow -, apenas se verá o efeito. Veja como fica a imagem com que se está trabalhando e essa layer 3, nesse caso.

Para bom resultado, os efeitos devem ser usados na ordem em que são apresentados.

 

Lembretes

 

  Ao começar  a usar o PSP, você deve indicar, ao abrir nova imagem, como quer o fundo; para o fundo transparente- mais usado em trabalhos -  lembre-se de marcar "Transparent":

 

 

 É possível,  também, escolher  o formato mais usado por você - por exemplo, jpg - para que o programa sempre salve em tal formato, a menos que indicado de outro modo. Para isso, clique em File/Preferences/General Program Preferences/ Display and Caching e marque a opção Reuse last type in file save-as dialog:

 

 

Note que  as ilustrações dos dois lembretes acima são desta versão do programa, mas eles são válidos  também para as versões anteriores.

 

 

   

Parte II

 

Tutorial de Vanda Vasconcellos/Maria Inês Schaeffner

dirigido para o estudo do PSP X2 na Lista Toque de Arte

Publicação exclusiva nos sites

Toque de Arte e Caderninho

Novembro de 2007

Edição para Web: M.Inês Schaeffner

Direitos reservados