ESTUDANDO O PSP XI

 PARTE I

ESTUDO DO ORGANIZER

Este tutorial é fruto de um trabalho conjunto, reunindo as informações do próprio programa e algumas observações e "dicas" resultantes da experiência. Assim, pode e deve ser ampliado, aperfeiçoado e corrigido pela contribuição dos participantes dos grupos "Toque de Arte" e "Caderninho" e de outros internautas que quiserem ter a gentileza de nos enviar seus comentários a respeito. Apresentamos aqui apenas os novos recursos ou os que foram modificados. Se você não está familiarizado com o PSP, sugerimos que consulte  tutoriais anteriores que apresentam o programa, nestes endereços:

 http://www.romybrb.com.br/1pspasso/passoap.htm

http://www.romybrb.com.br/cursopsp8/curso8indice.htm

http://www.romybrb.com.br/fs9estudos.htm

 

Na nova versão do PSP, foi suprimido o recurso Browser, substituído pelo Organizer ("Organizador"). Para exibir o Organizer , clique em View/Palettes/Organizer (veja ilustração abaixo).

 No Organizer, você tem uma barra de tarefas com vários ícones:  

Clicando no primeiro ("rodinha dentada"), você acessa um menu para diversos recursos, como Recent files ("Arquivos recentes"), View more folders ("Ver mais pastas"), para selecionar arquivos, renomeá-los ou atualizá-los; o segundo ícone, onde se vê um "x" vermelho, permite deletar imagens; a barra de zoom seguinte possibilita se dar zoom nas miniaturas, o que facilita a busca e exame de imagens ou fotos. Sort by ("Classificar por") permite classificar as imagens segundo critérios diversos: pelo nome do arquivo (défault), data, tamanho, formato de arquivo, ou por rating - uma classificação dada por você.

Os dois ícones seguintes, sobre os quais há setinhas verdes, são para rodar a imagem 90 graus, respectivamente para a direita e a esquerda; a seguir, há o recurso Quick Review (a ser explicado mais abaixo) e depois, ícones para impressão, informação sobre a imagem e envio por e-mail; o ícone do "binóculo" abre uma caixa de diálogo para a busca de fotos.

 Inicialmente, você terá de colocar no Organizer as pastas onde costuma guardar suas imagens. Para tal, deve clicar em Add more folders; com isso, se abre a caixa de diálogo "Procurar pasta", permitindo que você navegue até a pasta em questão; ao clicar em  OK, ela será acrescentada à lista (veja ilustração abaixo). 

 

O Organizer pode ser customizado, de modo a ficar ao gosto do usuário. Ele permite ainda ver e extrair frames de arquivos de vídeo. Mas, se não gostar dele, você poderá simplesmente clicar em File/Open e abrir suas imagens, ativando a seguir a opção de visualização "Miniaturas":

 

 

 

A exibição do Organizer pode ser de duas maneiras, Document Mode ou Palette Mode ("Modo de Documento" ou "Modo de Paleta"); você escolhe, clicando em View/Organizer Mode. 

 

Document Mode - Mostra o Organizer como uma janela de imagem, que você pode mover e redimensionar dentro do espaço de trabalho. Nesse modo, ele se comporta como uma imagem qualquer, podendo ficar atrás das outras - mas, você notará que as barras de ferramentas ficam inativas;

Palette Mode - Mostra o Organizer como uma paleta, que pode ser estacionada embaixo, na janela principal, ou ficar flutuante.

 

Você pode acessar o Organizer também clicando no botão Toogle Organizer ("Abridor do Organizer"), na barra de ferramentas Standard (veja, na ilustração abaixo, a barra Standard e o botão, assinalado pela seta); outra forma é clicar em Palettes/Organizer, na mesma barra, ou ainda, pode acessar pelo teclado, teclando Control+B.

 

 

 

 

Repare que, na barra Standard (ilustração acima), você tem, como défault, além dos ícones para rotação da imagem, também o útil ícone para Resize, ou seja, redimensionar a imagem.

 

 

 

Recurso Quick Review ("Revisão Rápida") - Permite fazer uma revisão de fotos e vídeos em formato de show de slides em tela cheia, ou seja, criar um show de slides. Além da visualização da seqüência de slides, pode-se também modificar o slide, classificá-lo, colocar uma legenda ou rodar as imagens. Depois, as imagens podem ser salvas como arquivo de slide show; você poderá enviar o show criado via e-mail, por um comando existente no próprio Quick Review. O show de slides é salvo como arquivo Snapfire, de modo que quem receber deverá ter o programa Snapfire da Corel. Uma versão free está sendo oferecida atualmente no endereço:

 

http://www.snapfire.com

 

Para ver as imagens como show de slides com o Quick Review, abra o Organizer, selecione as imagens que deseja incluir, clicando sobre as miniaturas; depois, clique no ícone  do Quick Review,  na barra do Organizer:  

 

Ao clicar nesse ícone, as imagens são mostradas como show de slides, em tela cheia; ao mesmo tempo, surgirá uma barra de comandos, assim:

 

 

 

A  barrinha que você vê sob os ícones, na ilustração acima, irá caminhando, à medida que as imagens escolhidas forem carregadas. Nessa altura, para interromper e sair do modo de tela cheia, basta clicar no último ícone (o "x").  Clicando no comando Pause ("Pausa"), o terceiro, nessa barra - você poderá usar os demais comandos, que são (em ordem): Reiniciar; Voltar um Slide; Slide Seguinte e Som.

Quando o processo de carregar as imagens se completar, surgirá uma outra barra de comandos, mais completa.

 

 

  Image Information panel ("Painel de Informação sobre a Imagem") - Este recurso oferecido pelo PSP XI permite que, além de se obter informações sobre as imagens, se faça uma classificação por uma "nota" dada pelo próprio usuário, e também que se acrescente palavras-chave e datas, para facilitar a localização e o uso.

O Painel de Informação pode ser acessado pela barra do Organizer, clicando-se no ícone , o que faz surgir o painel, à direita; para fazer o painel desaparecer, basta clicar novamente no mesmo ícone.  Na Ilustração abaixo, vê-se o painel, no Organizer (General Info, à direita).

 

 

 

 

Outra forma de acessar o painel é - sempre no Organizer - clicar com o botão direito na miniatura de uma imagem e escolher, no menu que surge, View Photo Info.

Note, na parte inferior do Painel, os dois ícones:

O primeiro (pequeno "v" num círculo verde)  corresponde ao Apply e o segundo (seta preta), ao Cancel, ou seja, "Aplicar" e "Cancelar". Eles devem ser usados para aplicar as modificações feitas, quer dizer, colocar os novos dados, ou para cancelar as modificações, ou seja, deixar as informações como estavam antes. 

 

Observe que há diversos campos no painel: File Name , Date Taken, Rating correspondem a "Nome do Arquivo", "Data em que foi tirada a foto"(ou criada a imagem) e "Classificação" (a ser dada pelo usuário); Tag , que quer dizer "Etiqueta", funciona também como uma maneira de dividir as imagens por categoria e Caption ("Legenda") permite acrescentar um comentário sobre a imagem. Vamos ver como usar esses recursos do painel.

 

Sempre com o painel aberto (no Organizer, clicar no ícone do "i"):

Data - Para mudar a Data de uma imagem, primeiro, selecione a imagem, clicando na miniatura dela; depois, clique no ícone:   que se encontra ao lado do campo Date taken; na caixa que se abre, clique em dia, mês e ano, digitando os novos valores, ou então clique no menu drop-down (setinha para baixo), para escolher a data no calendário que aparece. Na ilustração abaixo, a seta preta indica o menu-drop down, para abrir o calendário, que também aparece aberto; para mudar o horário, clique nos valores mostrados e digite outros - ou use as setas para cima e para baixo; dê OK. Outro modo de acessar o "Ajuste de Data" é clicar na miniatura da imagem com o botão direito e escolher Adjust Data Taken.

 

 

 

Classificação ("Rating")- Para atribuir uma classificação a uma imagem ou a várias imagens (ao mesmo tempo), selecione a miniatura ou miniaturas e clique nas estrelas que se encontram abaixo da palavra Rating - a seu critério, você pode dar de uma a cinco estrelas para a imagem ou imagens.

 

Legenda  ("Caption") - Para colocar um comentário sobre a imagem ou sobre várias imagens, selecione a miniatura ou miniaturas, clique no campo Caption e escreva o texto que quer aplicar.  Para deletar o texto, selecione a imagem ou imagens, selecione também o texto e tecle "Delete".

 

Etiquetas ("Tags") - O recurso "Etiquetas"(Tags) permite se fazer uma classificação das imagens, criando "etiquetas", quer dizer, palavras-chave como, por exemplo, "Família" "Crianças", "Pinturas", de modo a identificar imagens específicas. Depois, basta clicar na etiqueta desejada para se ver as miniaturas das respectivas imagens - aquelas que receberam aquela etiqueta. Uma imagem pode receber diversas etiquetas.

 

Como criar uma Etiqueta ("Tag") - Há diversas maneiras de se criar uma tag, pelo Organizer:

 

1.   Clicar em Tags e no botão Add Tags ("Acrescentar Tags"); na caixa que surge, digitar o nome para a tag e dar OK;  a nova tag aparece na lista Tags.

 Exemplo: para criar a tag "anjos", depois de clicar em Tags (local indicado pela seta preta, na ilustração) e em Add Tags , foi escrito o nome da tag ("anjos"), na caixa de diálogo e foi dado OK:

 

 

 
 

A tag "anjos" surgiu na lista:

 
 

Note que, por este método, você cria primeiro a tag, podendo escolher depois as imagens.

 

2. Outra forma de criar uma tag é - sempre no Organizer - selecionar a imagem ou  imagens a que deseja atribuir a tag, clicando na(s)miniatura(s); clicar a seguir no ícone do Painel de Informações, na barra do Organizer; escrever o nome da tag que deseja criar (no exemplo, "anjos") e clicar no botão Add Tag, ao lado do campo de texto. A tag surge na lista e as imagens já ficam vinculadas a ela.  Veja a ilustração abaixo, em que as setas indicam o ícone do Painel de Informações; as imagens selecionadas - que ficam com uma "moldura" de cor - e o botão Add Tag:

 

 
 
 
 

3. Você pode ainda, depois de ter criado uma tag, atribuir essa tag a uma ou a diversas imagens, selecionando a(s) miniatura(s )e arrastando a tag, na parte esquerda do Organizer, para cima da (s) miniatura(s) selecionada (s) ou, inversamente, arrastando a miniatura ou miniaturas para cima da tag.

Nota da Editora:  Nossa experiência mostrou que a versão XI do programa trouxe alguns "bugs".  Entre eles está a dificuldade de executar o passo acima descrito.  Na atualização o problema foi parcialmente resolvido, mas a nosso ver ainda não funciona a contento.

 
 

4. Para usar (mostrar) as imagens etiquetadas - No lado esquerdo do Organizer, clique em Tags e no nome da tag; as miniaturas a que você atribuiu essa etiqueta são mostradas. Esse recurso é muito conveniente para se ter rapidamente acesso a determinado tipo de imagens. Na ilustração abaixo, ao clicar na tag "anjos", surgem todas as miniaturas a que essa tag foi atribuída.

 

 

5. Pode-se também mostrar as miniaturas de uma tag por meio do recurso Find Photos (ícone do "binóculo"), na barra do Organizer, conforme explicaremos mais adiante.   

 

6. Para deletar uma tag - Na lista de Tags, do lado esquerdo do Organizer, clique com o botão direito do Mouse na tag que quer deletar e escolha "Delete", no menu que surge.

 

7. No tags - Clicando nesse botão, pode-se ver miniaturas de todas as imagens a que não foi atribuída uma etiqueta. Útil para localizarmos imagens que esquecemos de etiquetar.

 
 

Vamos agora retornar à barra do Organizer, para um rápido exame dos demais ícones que ali se encontram e de suas funções.

Junto ao ícone do "i", correspondente ao Painel de Informações, temos, de um lado, um ícone para impressão e, do outro, o ícone de um envelope, para E-mail. Veja a ilustração abaixo: 

 

Impressão - Você pode imprimir imagens diretamente do Organizer, por exemplo, pode imprimir todas ou apenas algumas miniaturas, de uma pasta.

Para imprimir todas as imagens de uma pasta - Clique na janela do Organizer com o botão direito e, no menu que surge, escolha Select All; clique no ícone da Impressora, escolha as especificações na caixa de diálogo e clique Print ("Imprimir") 

 

Para imprimir só determinadas imagens - Mantendo apertada a tecla Control, clique nas miniaturas que quer imprimir; clique no ícone da impressora; na caixa de diálogo que se abre, certifique-se de que Selection, na parte inferior da caixa, está marcado, escolha as demais especificações e clique Print ("Imprimir").

 

E- mail - Pode-se enviar imagens por e-mail diretamente do Organizer. Para isso, clique nas imagens a serem enviadas, para selecioná-las e depois, no ícone do envelope (Share as E-mail); ou ainda, selecione a imagem ou imagens e clique nela ou numa delas com o botão direito do Mouse, escolhendo, no menu que surge, a opção "E-mail". Na ilustração abaixo, a imagem foi selecionada, clicando-se nela, que ficou com uma "moldura" de cor, e a seguir, foi clicado o ícone do envelope (indicado pela seta preta):

 
 
 

Ao se clicar no ícone do envelope, ou se clicar na opção "E-mail", pelo menu,  surge uma caixa de diálogo (ilustração abaixo) que permite escolher entre enviar a imagem inserida (embeded) ou como anexo (attachment), a menos que seja um vídeo ou slide show, pois, nesse caso, só poderá ser enviada como anexo. Esta caixa de diálogo permite também redimensionar as imagens, por meio do recurso Maximum Photo Size.

Nota da Editora (2):  Aqui novamente aparece um "bug".  Desta vez relacionado com a configuração do programa padrão para emails.  O PSP XI considera padrão o Microsoft Outlook.  Aparece, em função disso, uma mensagem de erro, que desconsideramos.  Pode-se assim enviar uma imagem anexa, mas a opção de inserir não é possível.

 

Redimensionando imagens no Organizer - Pode-se reduzir as dimensões ou o tamanho total de uma imagem, no Organizer, por meio do recurso Maximum Photo Size. Assim é possível, por exemplo, reduzir bem as dimensões de uma foto, de modo a poder enviá-la para um telefone celular.  Este recurso permite que se escolha a largura máxima da imagem em pixels (px), sem afetar as proporções da imagem, que é redimensionada automaticamente. Por exemplo, se sua foto tiver 2048px x 1536px, e você escolher uma largura máxima de 640px, a imagem será redimensionada para 640px x 480px.

 

As informações sobre a dimensão da imagem são mostradas acima da miniatura de visualização do resultado (Preview)na caixa de diálogo de E-mail; ao mesmo tempo, uma estimativa do tamanho total do e-mail aparece ao lado da miniatura da imagem.

 
Veja um exemplo na ilustração abaixo da caixa de diálogo E-mail:
 
 

Note que, colocando o Maximum photo size em "Original", podemos verificar, em Preview, que a imagem original  tem 1280 x 960px. Abaixo da miniatura, vemos  escrito na ilustração "1 of 1", quer dizer: trata-se de uma só imagem, pois, apenas uma imagem foi selecionada; se fossem, por exemplo, 3 imagens, estaria escrito "1 of 3" e acionando as setas para direita e para esquerda teríamos acesso às outras miniaturas, podendo passar de uma para outra. Ao lado de Preview, temos uma estimativa do tamanho do e-mail: "O tamanho de seu e-mail é 456KB". Pode-se, porém, reduzir este "peso" muito, mudando-se as dimensões, em Maximum photo size. Veja, na ilustração abaixo, as opções, que são: Small, Medium, Large, Original, Cell phone, ou seja, imagem "Pequena, Média, Grande, Original ou própria para Telefone celular":

 
 
 
 

 

Escolhendo a opção "Telefone celular", a nossa imagem do exemplo fica assim:

 
 
 
as dimensões passam a ser 240px x 180px e o "peso" do e-mail cai para apenas 14KB.
 
 
 

 

Por fim, na barra do Organizer, temos o ícone do "binóculo", referente ao recurso Find Photos  ("Encontrar Fotos"), para a busca de imagens:

 
 

 Após se definir ali as regras da busca, e se clicar em Search ("Buscar"), as miniaturas das imagens correspondentes a tais critérios são mostradas no Organizer.

 

 Para fazer a busca com o Find Photos - Clique no ícone do "binóculo", abrindo a caixa de diálogo Search:

 
 
 

Você pode fazer uma busca simples, baseada em texto, ou usar outras opções para uma busca avançada.

Na busca rápida ou simples, é feita uma filtragem em tempo real, ao se escrever no campo de texto. Por exemplo, se você estiver procurando uma imagem chamada "bola.jpg", e escrever o "b" no campo de texto, todas as imagens com nome que não contém a letra "b" são retiradas da área de miniaturas do Organizer. Quando você digitar a seguir o "o", todas as imagens  com nome que não contém "bo" são retiradas.

 

Para busca rápida de imagens:

 

Entre com uma palavra para busca no campo de texto, após clicar no ícone do "binóculo". As miniaturas correspondentes aparecem no Organizer. Você pode usar nomes de arquivos (incluindo extensões), nomes das pastas onde estão as imagens (incluindo as letras que designam os drives), tags, texto de captions; clique em Search. Na ilustração acima, o campo de texto mostra a palavra "anjos".

 

Para busca avançada:

 

* Clique na lista drop-down (setinha para baixo) que, na ilustração acima, aparece aberta, e escolha "All"  ("Todas) - para procurar imagens que correspondam a todas as regras  especificadas - ou "Any" ("Qualquer"), para procurar imagens que correspondam a qualquer uma das regras.

 

*Na segunda lista drop-down, onde, na ilustração acima, está Image name ("Nome da imagem"), escolha então um critério de busca; os critérios disponíveis são os seguintes:

 

 
 
 

 (por ordem) - Nome da Imagem, Data da Imagem, Tamanho em bytes, Tipo de Arquivo, Tag, e Classificação (aquela dada por você, com as estrelas).

 

* Para cada um desses critérios, há diferentes opções, na lista a seguir, referentes, por sua vez, ao que está na caixinha seguinte, assim (veja as ilustrações):

 
 
 
 

- Para Nome da Imagem (por ordem): contém, não contém, é, não é, começa com, termina com... (o que está na caixinha a seguir, no exemplo, a palavra "anjos")

 
 
 

- Para Data da imagem (por ordem): é, não é, é depois de, é antes de...(a data que se colocar a seguir, no exemplo, 28/1/2007; a data deve ser digitada ou escolhida, clicando-se na setinha da lista drop-down e na data desejada, no calendário que se abre):

 
 
 
 
 
 
 
 
 

-Para Tamanho em bytes (por ordem): é, não é, é maior que, é menor que (o tamanho especificado, no exemplo, 600)

 
 

-Para Tipo de Arquivo e para Tag, as opções são as mesmas de Nome de Arquivo

 
 
 
 

-e para Classificação ("Rating") as opções são semelhantes às de Tamanho em bytes (por ordem): é, não é, maior que, é menor que ...(o número de estrelas que foi definido na classificação; deve-se clicar no número de estrelas  correspondente à classificação, no exemplo acima, duas). 

 
 

Pode-se ainda:

 

Acrescentar uma nova regra - Na parte superior da caixa de diálogo Search, clique no botão 

Remover a última regra de busca - Na parte superior da caixa de diálogo, clique no botão

 

Salvar os critérios de busca - Na parte inferior da caixa de diálogo, Clique em Save...  ("Salvar...") :

 
 

 

 
 
 

 e, na caixa que se abre, dê um nome para a busca e clique em Save: :

 

Outra forma de acessar a caixa de diálogo Search  - Na parte esquerda do Organizer, sob Saved Search ("Busca salva"), clique no botão Add:

 

 

***

 

 


Tutorial de Vanda Vasconcellos

dirigido para o estudo do PSP XI na Lista Toque de Arte

Publicação exclusiva nos sites
Toque de Arte e Caderninho


Janeiro de 2007

Edição para Web: Romy Bastos


Direitos reservados