ESTUDANDO O PSP XI

 

Parte II

 

Novidades em Ferramentas

  

A versão XI do PSP apresenta diversas novidades em ferramentas.

 

*Ferramenta Crop - A ferramenta permite agora se fazer cortes de tamanhos padrão, já determinados. Ao se selecionar uma área da imagem com a ferramenta, surge abaixo da área selecionada uma barra flutuante, que permite que se escolha um corte de tamanho predefinido ou que se rode a seleção feita.

 

Como usar com o novo recurso:

 

1. Na barra de Ferramentas, clique no ícone de Crop; por défault, o retângulo de Crop aparece e a área exterior (que será retirada) fica com sombra; abaixo do retângulo, surge também a paleta flutuante;

 

2. Ajuste a área arrastando as alças (pequenos quadradinhos); para movimentar todo o retângulo, coloque o cursor no interior da área e arraste;

 

3. Você pode também usar um tamanho predefinido. Para isso, escolha um tamanho na lista drop-down de Presets, na barra flutuante (ou na lista drop-down de Presets, da paleta Tool Options ("Opções da Ferramenta") da ferramenta Crop).

 

4. Após determinar o tamanho desejado, corte então a imagem, clicando no botão Apply -  na barra flutuante, ou na paleta Tool Options. Pode também aplicar o corte clicando duas vezes dentro do retângulo de Crop ou teclando Enter.

 

 

Na ilustração acima, vemos a imagem com o retângulo de Crop aparecendo e a barra flutuante. Na barra, temos: ícone do "v" no círculo verde, correpondente a Apply - aplicar o corte; a seta preta, correspondente a Clear, quer dizer, cancelar a ação - a imagem volta ao que estava; o ícone seguinte é o Rotate Crop Retangle, pelo qual se pode modificar a posição do retângulo do Crop (horizontal-vertical) e, por fim, a lista drop-down com os tamanhos padrão.

 

Na lista, além de diversos tamanhos, temos ainda Free form ("Forma livre") - ou seja, o  tamanho escolhido por você e Last Applied - ''Último (tamanho) aplicado".

 

Na ilustração abaixo, vemos os mesmos botões, na barra Tool Options da ferramenta:

 

           

  

Na Tool Options, para acesso aos tamanhos padrão, deve-se clicar no ícone da ferramenta, abaixo da palavra Presets:

 

 

Note, na ilustração acima, que em Category ("Categoria") você pode escolher dimensões em inglês, ou seja, em polegadas (inches) ou em centímetros; escolhendo All ("Todas"), são mostradas todas as opções, inclusive Free form e Last Applied.

 

Personalizar - A ferramenta Crop, tal como outros recursos do PSP,  pode ser personalizada por você. Você pode, por exemplo, desativar a barra flutuante, modificar a área sombreada, ou exibir o Crop sem o retângulo. Para isso, clique em File/Preferences/Transparency and Shading, e marque ou desmarque as respectivas opções: Enable crop shade area - Ativar a área sombreada; Automatically display the crop retangle - Mostrar automaticamente o retângulo de corte (crop) - Enable floating crop toolbar - Ativar a barra flutuante de crop; não se esqueça de dar OK, depois. 

 

Na ilustração abaixo, por exemplo, a opção Enabble floating Crop toolbar-  Ativar a barra flutuante de Crop - está desmarcada, quer dizer, ao se dar OK, a barra deixará de ser exibida, sempre que se usar Crop:

 

  

*Ferramenta Color Changer ("Modificador de Cor") - Trata-se de uma nova ferramenta, que permite a troca de cor de objetos ou  de partes de uma imagem. A nova ferramenta leva em conta as nuances da cor em questão: com ela, o programa analisa as variações de brilho da imagem e a recolore com base nessa iluminação. Deve ser usada  para mudar uma  cor lisa (solid color), não funcionando com gradientes ou patterns.

 

A ferramenta se encontra junto à Flood Fill - o "baldinho" :

 

  

Como usar

 

Vamos ver como usar a ferramenta, com um exemplo.

 

Vamos trocar a cor das roupas da menina, nesta imagem:

 

1. Com a imagem onde vai trocar a cor aberta, clique no ícone da ferramenta, na Barra de Ferramentas:

 

 

2. Escolha a cor que deseja colocar na paleta Materials; no nosso exemplo, vamos escolher a cor roxa:

 

 Nota:  Pode-se usar também uma cor da própria imagem, captada com o Dropper ("Conta-Gotas"); nesse caso, depois de usar o Conta-Gotas, torne a clicar em Color Changer, para reativar a ferramenta;

 
3. Se necessário, ajuste, na Tool Options, Tolerance ("Tolerância") e Edge Softness ("Suavidade de Borda") - Lembrando que Tolerance  indica o quanto a cor que está sendo usada precisa ser igual às cores semelhantes, ao se recolorir. Valores mais altos resultam em mais pixels sendo coloridos.  Edge Softness indica como são afetados os pixels que estão na borda, junto aos pixels recoloridos; valores mais altos fazem com que a nova cor fique mais mesclada, nessas áreas. No nosso exemplo, vamos usar, respectivamente, 54 e 15.
 

 

4.Coloque o cursor (fica com a aparência de "baldinho") sobre a cor que deseja trocar e clique com o botão esquerdo, para aplicar a cor de Foreground ou o direito, para aplicar a cor de Background; clique em Apply. No nosso exemplo, vamos clicar com o botão esquerdo, correspondente à cor roxa, que colocamos no Foreground:

 

 

Nota: Apply - na  paleta Tool Options:

 

   

Dica n.1: Para recolorir apenas uma pequena parte da figura, fazer uma seleção, isolando a área que se quer recolorir.

No exemplo da ilustração abaixo, com a ferramenta Freehand Selection ("Seleção à Mão Livre", ícone da "cordinha"), foi feita uma seleção da manga do vestido, aplicando-se depois a Color Changer apenas nessa parte.

 

  

Dica n.2:  Outra forma de evitar que áreas que queremos manter com a cor original sejam recoloridas é duplicar a layer onde está a imagem; aplicar a ferramenta Color Changer na nova layer e, com a ferramenta da "borrachinha" (Eraser), ir apagando a nova cor, nas áreas que se quer deixar com a cor original.

No exemplo da  ilustração abaixo, após duplicar a layer da figura da menina (Layers/Duplicate), usou-se a "borracha" para apagar a cor roxa do lenço da cabeça, ou seja, recuperou-se a cor original.

 

  
 
*Ferramenta Makeover  & Recursos Cosméticos - Na versão XI, foram acrescentados ou reformulados diversos recursos voltados em especial para o trabalho com fotos. Muita coisa pode, porém, ser utilizada em outros tipos de imagem. Assim sendo, vamos fazer um rápido exame dos chamados "recursos cosméticos" que o programa permite.
 
*Ferramenta Makeover - Na barra de Ferramentas propriamente dita (barra Tools -que é  exibida ou oculta clicando-se em View/Toolbars/Tools), encontra-se a Ferramenta Makeover, que oferece os recursos de retoque Blemish Fixer , Toothbrush  e Suntan . Na ilustração abaixo, o ícone da ferramenta:
 

 

 

Blemish Fixer ("Removedor de Manchas") - Foi desenvolvido para remover manchas faciais, em fotos, mas, pode ser usado também para modificar outros tipos de imagem. Vale lembrar que blemish significa também "imperfeição", "defeito".

Para usar - Abra a imagem, clique no ícone de Makeover e, na barra Tool Options da ferramenta, escolha Blemish Fixer - o cursor muda, passando a apresentar círculos concêntricos; coloque o cursor sobre o local a ser modificado, de modo que o círculo interno, menor, cubra toda a área em questão; para isso, ajuste, na Tool Options, os valores de Size , ou seja, "Tamanho" da área  e também de Strength ou seja,"Intensidade" da aplicação - e clique sobre a área a ser modificada.

 

Nas ilustrações abaixo, vemos, na primeira, a barra da Paleta Tool Options de Makeover, com Blemish Fixer selecionado; repare que estão visíveis os valores para Size e Strenght: neste exemplo, foram usados, respectivamente, 20 e 65;  na segunda ilustração, vemos o cursor colocado sobre o rosto da figura; neste exemplo, o objetivo foi remover os "cachos de cabelo" que aparecem sobre o rosto:

 
 

Tool Options de Makeover   

 

Nota - Os valores variam de 1 a 100. Valores mais altos correspondem a uma aplicação maior do material (englobado no círculo externo) à área a ser modificada (englobada no círculo interno). Em alguns casos, será melhor fazer mais de uma aplicação, em áreas vizinhas, em vez de uma única, com valores altos; neste exemplo, foram feitas duas aplicações.

Confira o resultado, antes e após as aplicações:   

                                

Antes 

  

Após 

                  

 
  Toothbrush (" Escova de Dentes") -  Conforme o nome já indica, a idéia é "clarear" os dentes, em fotos.
Para usar - Siga os mesmos passos descritos acima: clique em Makeover, escolha Toothbrush na paleta Tool Options (veja na ilustração acima: é o segundo ícone, uma escova de dentes), escolha a Itensidade da aplicação (Strenght), ou seja, o quanto de branco será aplicado - e clique nos dentes. Ao se usar a ferramenta, o cursor muda, tomando o aspecto de uma pequena escova de dentes. Uma dica é dar um zoom, para melhor visualizar a área de aplicação. Dependendo do caso, aplique em cada dente, em separado.  No exemplo abaixo foi usada Intensidade= 90. As fotos devem ser coloridas, caso contrário, o recurso não funciona.
 
 
 
Suntan ("Bronzeado") - Com este recurso, você pode aplicar um "bronzeado" à imagem.
Para usar -Clique na Ferramenta Makeover;  na paleta Tool Options, escolha o terceiro ícone - um pequeno sol (veja acima a ilustração que mostra a paleta Tool Options de Makeover); escolha um valor para Size ("Tamanho") e clique e arraste o cursor sobre a imagem, para "espalhar" o bronzeado.
 
No exemplo abaixo, a imagem (da qual já tínhamos removido os "cachos"), antes e depois de receber o "bronzeado":
 
 
 
 
.
Recurso Skin Smoothing ("Suavizador de Pele") - Além da Ferramenta Makeover e da Ferramenta Scratch Remover ("Removedor de Arranhões", já presente desde a versão IX do PSP, útil para remover marcas em imagens em geral e rugas em rostos, nas fotos), na versão XI há um novo recurso cosmético, o Skin Smoothing. Esse recurso permite obter, de uma só vez, alguns dos retoques cosméticos acima descritos. Com ele, podemos  remover manchas e imperfeições, igualando a cor da pele, nas fotos e imagens.
Para usar - O recurso é acessado a partir do comando Adjust (na barra de Menu principal do programa - a primeira delas):
 
 

Ao se clicar em Skin Smoothing, surge uma caixa de diálogo em que se pode escolher o quanto a imagem será suavizada, na barrinha deslizante de Amount; dar zoom  na zoom imagem (em Zoom) ou colocá-la do tamanho da janela de visualização (ícone ao lado do espaço de Zoom); trata-se de uma caixa de Preview - vizualização prévia, ou seja, permite se verificar como será o resultado da aplicação do recurso.

 
 
 
 
 
 
O comando Skin Smoothing detecta automaticamente e suaviza os tons da pele, sem afetar olhos e lábios, nas fotos. Mas, essas e outras áreas poderão ser afetadas se a tonalidade delas for muito semelhante ao tom da pele. Nesse caso, recomenda-se usar uma seleção, para isolar o local de aplicação do recurso.
 
 

Parte 1     Parte 3

 


Tutorial de Vanda Vasconcellos

dirigido para o estudo do PSP XI na Lista Toque de Arte

Publicação exclusiva nos sites
Toque de Arte e Caderninho


Janeiro de 2007

Edição para Web: Romy Bastos


Direitos reservados