(Para Windows XP/Windows ME)
 
 
Antigamente, a proteção de tela era um recurso muito comum. Hoje, de acordo com os técnicos, com o avanço tecnológico, não há mais grande risco de danos por inatividade, quando o computador permanece ligado sem ser utilizado. Mas, a proteção de tela continua sendo usada, agora muito mais porque subsistem razões estéticas & lúdicas - ou, para dizer tudo  numa simples palavra...porque elas, as proteções, são bonitinhas e é divertido brincar com elas...
 
No Windows XP ou Windows ME, você pode fazer uma proteção de tela personalizada, de forma muito simples. Você irá usar suas próprias imagens, que se alternarão na tela, com efeitos. 
 
Veja como:
 
1. O primeiro passo é escolher as imagens - o ideal é que não sejam muitas nem muito "pesadas"; aqui neste tutorial vamos trabalhar com quatro imagens, de até uns 40kb cada.
 
Você pode usar imagens que  você já tem prontas ou fotos, mas, que tal preparar algumas especialmente para sua proteção de tela? 
Nossa sugestão: imagens com motivos semelhantes, por exemplo, todas quatro com tubes de crianças, ou de fadas, ou de flores...perto da época de Natal, uma boa idéia é fazer uma proteção de tela com motivos natalinos. 
Você pode preparar as imagens e depois enviá-las de presente para alguém ou colocá-las ou anexá-las em um e-mail, para mostrar seu trabalho (para anexar, o ideal é que sejam zipadas).
 
Sugestão para preparar as imagens no PSP:
  Medidas :420 x 350 px (largura maior que altura) ou 350 x 420 px (altura maior que largura), cada uma (podendo ser todas iguais em tamanho, ou não - duas de um tamanho, duas de outro, três de um jeito, uma de outro...à sua escolha); 
 
Preparação: uma cor ou gradiente com um tube aplicado e uma moldura (a moldura não deve ser de cor escura, pois, a imagem vai ser exibida em fundo negro) ou uma gravura com moldura - mas, você pode soltar sua imaginação. Só cuide para que a imagem não fique pesada demais. 
 
Salvamento: JPG
 
Nota: se usar imagens que já tem prontas, não se preocupe com as dimensões - só com o peso (até 40kb cada) - para poder enviá-las depois.
 
 
2. Escolhidas as imagens, crie uma pasta especial, para elas, e coloque-as lá. O melhor é fazer isso pelo Windows Explorer: abra o programa, clique em Arquivo/Nova/Pasta - dê nome à nova pasta - por exemplo, "paratela", e transfira as imagens escolhidas. Atenção! Só devem estar na pasta as imagens que farão parte da proteção de tela.
 
 
3. Clique agora em qualquer ponto sem ícone do seu desktop, com o botão direito do mouse, e no menu que surge, clique em "Propriedades"; vai se abrir a caixa "Propriedades de Vídeo", escolha a aba "Proteção de tela":
 
 
4. Em "Proteção de tela", clique na setinha do menu dropdown. 
Vai se abrir uma janela.
 
No Windows XP: escolha "Apresentação de slides de 'Minhas Imagens" (o nome será esse, mesmo que você use outra pasta - esta especial que criou - e não a pasta "Minhas Imagens") .
 
 
 No Windows ME: escolha "Proteção de tela de Minhas Figuras". 
 
 
 
Escolha também (ou altere) o tempo de espera para que a sua proteção de tela apareça - (esse tempo é contado a partir da  última utilização mouse/teclado). 
Na ilustração abaixo, o tempo escolhido para "Aguardar" (que a proteção de tela apareça) é de 1 minuto - recomendamos essa escolha, para que você teste como ficou sua proteção de tela. Depois poderá aumentar esse tempo, conforme sua conveniência.
 Para interromper a proteção de tela, basta mover o mouse ou usar o teclado.
 
5. Clique agora em "Configurações", ao lado dessa setinha do menu dropdown:
 
Windows XP:
 

 
No Windows Millenium (ME):
 
 
Com isso, vai se abrir a caixa "Opções de proteção de tela". 
Nessa caixa, clique no botão "Procurar", e vá até a pasta que criou; o endereço vai aparecer em "Usar as imagens nesta pasta" (por exemplo, C:\paratela); veja que você pode configurar uma série de outras coisas, a seu gosto: freqüência  com que será feita a mudança de uma imagem para outra, tamanho da imagem em relação à tela do computador etc. 
Siga o modelo aqui sugerido, ou faça outras escolhas; depois, é só dar OK  (nas duas caixas).
 
Nota: a ilustração abaixo é do ME, mas, no XP, a caixa é a mesma, mudando só o design.
 
 
 
 
 
Está pronto! Aguarde o tempo fixado (aqui, um minuto) e veja se está a seu gosto. Mostre aos amigos, envie para sua lista, zip e dê de presente...
Divirta-se!


 

Tutorial de Vanda Vasconcellos para publicação exclusiva nos sites

 Toque de Arte e Caderninho

Novembro de 2005 

Edição  para Web: Angela Glavam

Direitos Reservados